21 de março de 2012

Semana do departamento de Ciências Sociais e Humanas

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, decorreu na Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho, a Semana do Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Durante a referida semana decorreram, na escola sede do Agrupamento, diversas atividades relacionadas com as disciplinas de História e Geografia, mas principalmente com o patrono da Escola, o navegador Rodrigues Soromenho.
No dia 6, 2ª feira, foram afixados os trabalhos, dos alunos dos 5º e 6º anos, alusivos ao patrono. Também neste dia decorreu a primeira eliminatória das Olimpíadas da História e da Geografia, um projecto que teve este ano a sua primeira edição e no qual participaram os alunos do 3º ciclo de todos os anos de escolaridade, 7º, 8º e 9º anos.
No dia 7, 3ª feira, decorreu a segunda eliminatória das Olimpíadas da História e da Geografia.
No dia 8, 4ª feira, teve lugar o Jogo da Glória, com perguntas relacionadas com o Patrono e com as disciplinas de História e Geografia, no qual participaram, os alunos do 6º ano de escolaridade.
No dia 9, 5ª feira, decorreu a final das Olimpíadas da História e da Geografia, da qual saíram vitoriosos três alunos de cada ano de escolaridade do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos).
No dia 10, 6ª feira, foi o "Dia da Escola e do seu Patrono". Neste último dia e para terminar, o "Navegador e o seu Pajem" visitaram as turmas do 5º ano de escolaridade e foram hasteadas as bandeiras de Portugal e do Agrupamento, ao som do hino da Escola.
Para encerrar a cerimónia, decorreu uma representação teatral que retratou o navegador Rodrigues Soromenho e o seu pajem (que o acompanha constantemente).
De realçar que todas estas atividades só foram possíveis graças ao apoio prestado pelos professores de Educação Musical, História, Geografia, Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica.

                                                                          Miguel Coelho, 9ºA