29 de fevereiro de 2012

Comportamentos de risco - sessões de esclarecimento no 8º C

 
Nos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, tiveram lugar durante a aula de Formação Cívica do 8º C, sessões de esclarecimento subordinadas ao tema comportamentos de risco. Estas sessões foram animadas pela enfermeira Rosa Amaro, pela psicóloga Cristina Lopes e pelas duas estudantes de licenciatura em Enfermagem, Daniela Dias e Cátia Alfaiate.
No início da sessão, Daniela Dias fez uma breve introdução que passamos a publicar:
“Vocês estão na fase da adolescência, uma fase em que começam a ser mais independentes, a ganhar autonomia, a estar mais separados dos pais. De facto, começam com os amigos, têm acesso a sites, a programas na Net, na televisão, o que vos suscita alguma curiosidade. O objetivo essencial da sessão de hoje não é dizer-vos que devem refrear a vossa curiosidade, mas que, se quiserem experimentar coisas novas, o façam de maneira responsável.
Antes de definir comportamentos de risco, vamos tentar separar as duas palavras: o que é um comportamento de risco? Todos sabem que um comportamento é uma atitude, uma resposta a um estímulo exterior. O risco leva à existência de um perigo que, de alguma forma, pode influenciar a nossa saúde, ou então incidir na doença.
 Um comportamento de risco, ligado mais à adolescência, à vossa idade, é definido como uma participação numa  atividade que vai influenciar a vossa saúde física e mental.”
Em seguida, fomos divididos em grupo e convidados a escolher para cada grupo um objeto representante de um comportamento de risco. Entre estes objetos encontravam-se duas garrafas de álcool, uma imagem de canábis, um maço de tabaco, uma caixa de chocolates e alguns objetos representantes de um comportamento de risco.
                                                                                                                                                               8ºC   
                                                               Texto editado por Inês Caretas, 7ºB
                                                                                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários