4 de janeiro de 2012

 No âmbito da unidade didática sobre o discurso de imprensa, na disciplina de Língua Portuguesa,  Daniel Rocha do 8º C entrevistou o professor João Henriques, um dos docentes de Matemática que leciona há mais tempo na escola EB 2, 3 Navegador Rodrigues Soromenho e que se prepara para se aposentar ao fim de 30 anos de carreira.

Daniel Rocha: Bom dia, professor João Henriques. Quando começou a sua carreira e com que idade?
João Henriques: Comecei a carreira em 1982, com 26 anos.
D.R.: Porque escolheu esta profissão?
J.H.: Porque comecei a dar aulas por brincadeira e depois gostei.
D.R.: O senhor gosta do que faz?
J.H.: Muito!
D.R.: Quantas faltas disciplinares marcou ao longo de toda a sua carreira?
J.H.: Em toda a minha carreira, marquei, no máximo, duas faltas disciplinares e ainda
me recordo dos alunos a quem as marquei.
D.R.: Qual foi o seu maior desafio no ensino?
J.H.: O meu maior desafio foi trabalhar com turmas com as quais a grande parte dos         professores não gostaria de trabalhar.
D.R.: Qual foi a sua maior satisfação profissional?
J.H.: O facto de os alunos virem à escola agradecer por tudo aquilo em que os ajudei ,
principalmente alunos de percurso alternativo, que viram a sua vida modificada para melhor.
D.R.: Algum aluno alguma vez o desrespeitou?
J.H.: Vários alunos tentaram desrespeitar-me e digo tentaram, porque nunca me considerei desrespeitado.
D.R.: Alguma vez pensou em desistir?
J.H.: Não, não se desiste daquilo que se gosta de fazer e neste momento não são os alunos que me levam a tomar a decisão de me aposentar, mas sim o sistema.
D.R.: Gosta de ser diretor de turma do 9ºD?
J.H.: Gosto, de ser diretor de turma de todas as turmas que são um desafio e o 9ºD, tal como outras turmas de percurso alternativo, é um desafio.
D.R.: É casado?
J.H.: Sou.
D.R.: Tem filhos?
J.H.: Tenho.
D.R.: Sabe cozinhar?
J.H.: Sei e muito bem!
D.R.: Quais são os seus passatempos?
J.H.: Os meus passatempos são tratar do jardim, ler poesia, fazer licor, entre outros.
D.R.: Se pudesse ensinar mais anos, fá-lo-ia?
J.H.: Eu poderia ensinar durante mais anos, no entanto considero que o sistema atual não se coaduna com a minha forma de estar na escola e a partir deste momento entraria numa fase de sofrimento, a qual não era boa para mim nem para os alunos.
D.R.: Vai ter saudades de ensinar na escola?
J.H.: Vou, até porque gosto muito daquilo que faço.
D.R.: O que fará quando acabar a sua carreira?
J.H.: Dedicar-me-ei a todos os meus hobbies, provavelmente serei voluntário em algumas situações de ensino sem ter que preencher papéis e assistir a reuniões.
D.R.: Porque lhe chamam Talibã?
J.H.: Não sei, a alcunha foi criada por uma turma de percurso alternativo há 17 anos.
D.R.: Esta entrevista foi gratificante para mim, porque o professor se mostrou uma pessoa extremamente interessante. Obrigado.