4 de janeiro de 2012


Chama-se Alice Maria Cachão Zegre Simplício, tem 50 anos e trabalha nesta escola há cerca de 15 anos. O dia desta funcionária costuma ser normal para a sua profissão: limpezas, vigilância dos alunos, manutenção da escola para ver se está limpa e se os alunos estão nas aulas. Antes de ser auxiliar de ação educativa, trabalhava na limpeza a dias.

Se gosta do seu trabalho como funcionária? Muito! Diz ela que aos 10 anos acompanhava a mãe, que era funcionária nesta escola, às cinco e meia da manhã, para ajudar, e que daí nasceu este gosto pela limpeza da escola. Chamada à direção já foi algumas vezes, mas não muitas, apenas para lhe darem trabalho e por causa de alguns alunos que se portaram mal, indo lá para testemunhar o que viu.

Questionada sobre a evolução desta escola, a D. Alice está cem por cento de acordo que esta ocorreu e que a escola está melhorada: as escadas estão picotadas para evitar quedas, colocou-se um corrimão novo e as salas foram melhoradas com obras, decoração e equipamento informático.

Nestes tempos, diz a D.Alice que se aprende mais porque há mais cursos e mais oportunidades para todas as idades.

                                                                                               Beatriz Pinto, 5ºE


                            D.Alice                                             D.Alice no exercício da sua função