25 de janeiro de 2012

Alunos metem as mãos na terra...


Plano geral da estufa
Fetos ao fundo;vasos com catos, sardinheiras e cravinetas.



  
   Na nossa escola existe uma horta biológica que nasceu da necessidade de ocupar os jovens com necessidades educativas, de forma a ajudá-los a desenvolver competências para poderem desfrutar de uma vida ativa. Esta horta ajuda, ainda, a criar hábitos de uma vida saudável.
   Outros alunos que desenvolvem este projeto são todos aqueles que se interessam por hortas biológicas.
  Nesta horta, semeiam-se vegetais e plantam-se flores. A seleção de vegetais tenta contribuir para uma alimentação saudável, sem produtos químicos. A atividade na horta transmite conhecimentos científicos aos jovens. Alguns destes produtos são frutos como morangos e pêra abacate.
   Uma outra atividade associada à estufa é a expressão plástica: utilizam-se folhas para enfeites de Natal (as coroas, por exemplo) e para embelezar os muros à volta da horta.
   A educadora Jesus, que é coordenadora da horta,deixa a seguinte mensagem :
«Gostaria que todos os membros da comunidade educativa soubessem que nem todas as pessoas aprendem de uma forma teórica; também têm de experimentar, ou seja, ter prática. E quem quiser oferecer plantas, sementes, vasos…nós aceitamos.»

Texto de Beatriz Pinto, 5ºE e fotografias de Catarina Macedo, 7ºB

Alfaces e couves









Ervilhas, couves e alfaces

Camomila semeada em tabuleiro. Quando há germinação da planta, esta é transplantada para poder crescer e desenvolver-se.