23 de maio de 2012

Inventando lendas para topónimos de Sesimbra


Lenda da Cotovia


Numa aldeia onde não havia beleza nem alegria, as pessoas viviam tristes. Todos andavam sempre em baixo e muito desanimados.

Um dia, passou uma cotovia graciosa, com o vento a bater-lhe nas penas. Nesse dia, as flores murchas desabrocharam, o céu ficou azul e tudo ficou colorido, alegre e bonito. As pessoas andavam felizes e contentes e, a partir desse dia, aquele lugar triste ficou feliz e começou a chamar-se Cotovia.


Catarina Almeida, 7ºA




Lenda de Santana


Há muitos anos, nasceu uma menina a quem deram o nome de Ana. Ela cresceu e tornou-se uma pessoa muito especial, pois, quando alguém adoecia, era capaz de curar qualquer doença.

Era tão simpática e bondosa para todos que, anos mais tarde, começaram a chamá-la de santa Ana. Então a povoação onde ela vivia passou a chamar-se Santana.

Catarina Abreu e Rita Rodrigues, 7ºC






Lenda das Caixas


Há muito tempo atrás, numa povoação do concelho de Sesimbra, um grupo de meninos gostava muito de brincar com caixas.

Um dia, juntaram-se todos e decidiram fazer um projeto: uma aldeia feita de caixas.Quando acabaram, observaram-no com muita atenção e viram uma coisa fantástica: a aldeia que tinham construído era tal e qual aquela onde viviam. Decidiram mostrar o projeto aos pais, que ficaram maravilhados e falaram dele a todos os conhecidos e amigos das aldeias circundantes que, cheios de curiosidade, visitaram a povoação.

Daí em diante, passaram a chamar à aldeia Caixas.

Joana Afonso e Maria Melancea, 7ºC









2 comentários:

  1. Por vezes um pequeno pormenor faz com que tudo mude, passamos a ver a vida com outros olhos e com esperança num futuro melhor para todos. Obrigado Catarina

    ResponderEliminar
  2. É muito bom verificarmos que os trabalhos dos nossos alunos são lidos e apreciados. Obrigada

    ResponderEliminar

comentários