20 de abril de 2012

"Piercings" e tatuagens


Piercings e tatuagens…parece que estamos num filme de terror. Há tatuagens para todos os gostos e maus gostos, pelos braços, pernas, costas…ou até mesmo pelo corpo todo. Desenhos simples como uma flor, uma borboleta ou até nomes de alguém, ou desenhos grandes e complicados e alguns até indefinidos.

Muitas tatuagens farão bem à saúde? Não! Muito pelo contrário. Infelizmente, as tatuagens são geralmente realizadas por pessoas não profissionais, em condições anti-sanitárias e se forem feitas com agulhas não esterilizadas aumenta nove vezes a hipótese de a pessoa ficar infetada com hepatite B e C. As tatuagens também podem causar infeções na pele e dermatites, entre outras consequências.

A palavra piercing significa “tipo de adorno perfurante”. Hoje em dia todos os sítios do corpo servem para ser perfurados: boca, nariz, umbigo…todos mesmo. Os piercings já eram hábitos dos nossos antepassados.

Por exemplo, no tempo dos Aztecas e dos Maias, os sacerdotes faziam piercings na língua como parte de um ritual de comunicação com os seus deuses. As primeiras visões de piercings no umbigo vêm do Antigo Egito, onde apenas os faraós e as famílias reais se permitiam fazê-lo. Hoje é o piercing mais realizado em todo o mundo.

Muitas vezes as tatuagens e os piercings estão associados às novas ideologias que vão aparecendo na nossa sociedade ou até aos mais jovens, que os fazem como forma de serem aceites num grupo. 

O nosso corpo não tem culpa de os seres humanos não terem juízo nenhum, por isso parem de o massacrar com desenhos na pele e brincos em tudo o que é sítio e vamos pensar mais na nossa saúde.

                                                                                           Leonor Santos, 7º A

1 comentário:

  1. Julgo que as pessoas tem o direito de fazer o que bem entenderem do corpo. Não sou fã de piercings nem tatuagens (muito grandes) mas apoio e respeito quem é. Se as pessoas querem tatuar e perfurar tudo quanto é sítio... que o façam.
    Cada pessoa faz o que entender do corpo e da saúde.

    ResponderEliminar

comentários