25 de fevereiro de 2012

Começar de novo…


   Não são apenas os cadernos, os livros, os lápis e as canetas que são novos. Também alguns professores e disciplinas; por vezes, até o ciclo de ensino e o estabelecimento escolar; mas, sobretudo, com um novo ano letivo, renovam-se expectativas, sonhos, vontades, projetos…
  No princípio de cada ano escolar, queremos o melhor, ser bem sucedidos, a esperança brilha e tudo nos parece possível!
Regressa a vida às unidades escolares: a alegria, as brincadeiras e os laços de amizade nascem ou aprofundam-se; alunos, professores, assistentes, técnicos, pais e outros familiares reencontram-se e estabelecem-se relações interpessoais nestas pequenas microssociedades, que são as escolas.
  Ensina-se e aprende-se em intercâmbio permanente… o professor ensina os seus pupilos, os alunos, mas destes vem o retorno das vivências únicas, da riqueza interior, que também tanto ensina ao mestre. Os assistentes escutam, resolvem, apoiam…
  Em cada comunidade escolar gera-se um convívio tolerante, fraterno, conducente à aceitação das diferenças. Todos são imprescindíveis para a concretização do projeto educativo do Agrupamento. Em articulação com as várias entidades da comunidade educativa, procuramos criar as condições necessárias para a educação de todos, sem exceção, apostando na educação para a cidadania, no sucesso escolar e na promoção do acesso à cultura e ao conhecimento por parte dos alunos, tendo subjacente a igualdade de oportunidades, do ensino pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, não esquecendo os cursos do regime noturno.
  Neste ano, em especial, vamos desenvolver projetos no âmbito da fraternidade, da solidariedade e da preservação do ambiente…
  Os vários saberes, a arte, a ecologia e a poesia estão em bulício no ar! Então, vamos lá começar a ser felizes, no ano letivo de 2011/2012!!

A professora Felicidade Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários